O parque é uma unidade de conservação de proteção integral e abriga vegetação de mangues, restingas e remanescentes da Mata Atlântica, abrangendo todo o estuário do rio Jucu.
Com cerca de 350 hectares e localizado na região sul de Vila Velha, podendo ser acessado pela Rodosol (ES-060), pela estrada de Itapuera da Barra e pela praia do Barrão e da Barrinha. Se encontra inserido nos bairros da Barra do Jucu, de Santa Paula e Itapuera da Barra. O PNMJ compreende a Praia da Barrinha, o Morro da Concha e o manguezal na foz do Rio Jucu, possuindo diversas formações de vegetação de restinga. É comum se avistar no local bandos numerosos de biguás e outrora se avistava um grande número de garças que ainda habitam as recordações dos moradores antigos do bairro.
A história de luta da criação do PNM de Jacarenema é longa e resultou com uma vitória para o meio ambiente e para o coletivo apenas no ano de 2023 quando foi finalmente reconhecido pela Prefeitura Municipal de Vila Velha. Recomenda-se a leitura do verbete sobre o PNMJ na Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Natural_Municipal_de_Jacarenema .
Estão em vias de serem construídos um centro de visitantes assim como se encotra em andamento o processo para a reconstrução da Ponte da Madalena que é um ótimo ponto de observação de aves como o socó-dorminhoco, arapaçu-de-bico-branco, pica-pau-da-cabeça-amarela, savacu-de-coroa, figuinha-do-mangue, biguá, marreca-ananaí, andorinha-do-rio, lavadeira-mascarada, corrupião, garça-azul, garibaldi, dentre outras.